Os bioestimuladores do colágeno são substâncias aplicadas na pele para estimular a produção natural de colágeno em determinada região. Sua ação não é imediata, a melhora da elasticidade e qualidade da pele ocorrem por volta de 45 dias após o início do tratamento; no entanto, os resultados costumam durar 2 anos.
Podem ser usados para o tratamento da face, pescoço e corpo. No corpo, melhora o aspecto da celulite e também é possível empinar o bumbum, além de ser usado para flacidez abdominal pós-parto e flacidez de braços e coxas.
Atualmente os principais bioestimuladores do mercado são:
1) Sculptra:
É uma substância sintética composta por ácido-poli-L-láctico, que estimula a formação de novas fibras de colágeno, proporcionando aumento da elasticidade e firmeza da pele. É injetado na derme profunda e atua de dentro para fora, suavizando os sinais de envelhecimento de maneira gradativa e natural.
O tratamento consiste em 3 sessões com intervalo médio de 30 dias entre elas. Os resultados podem ser percebidos por até 25 meses.
2) Radiesse:
Esse bioestimulador é composto por hidroxiapatita de cálcio e age recuperando a firmeza e elasticidade da pele.
Pode ser usado em face e corpo e também para o preenchimento de algumas áreas como malar, mandíbula e mento. É muito eficaz para restaurar os sinais de envelhecimento das mãos. Sua durabilidade é de 18 a 24 meses.